Rudolf Diesel

 

Motores Diesel
Motores Diesel por Tarcisio Dias

 

Olá, ficamos felizes em iniciar com você nosso Curso sobre os Motores Diesel. É recomendado que você já tenha participado de nosso Curso gratuito sobre Mecânica Automotiva Básica, de forma a ficar mais familiarizado com os termos que apresentamos a seguir.

Ao final do curso, conforme seja seu desempenho, você terá a chance de conquistar não apenas seu certificado de conclusão, como também seu emblema ou distintivo do curso concluído junto ao seu perfil, no mesmo modelo ao lado.

Um curso on-line exige muito mais esforço para sua aprendizagem, então separe um momento no seu dia para participar de nosso conteúdo de acordo com seu ritmo.

Nosso objetivo é que ao final do curso você tenha o fundamental do conhecimento sobre os motores diesel, seu funcionamento e características.

Acompanhe o andamento do curso na ementa ao lado. Uma lição só acessível após a conclusão da anterior, ou seja, para ter acesso a segunda lição, ao final dessa página você terá que confirmar lição concluída, como mostramos na imagem abaixo.

Isso só acontece na primeira vez. Depois, você terá acesso ao conteúdo a qualquer momento.

Você terá a oportunidade de fazer por até três vezes a avaliação de cada unidade. Temos um banco de questões geradas automaticamente, que podem permitir que você obtenha uma nota melhor a cada prática.

Esse treinamento tem carga horária de 20 horas/aula.

Os motores diesel foram inventados há muitos anos.

Seu inventor foi o engenheiro alemão Rudolf Diesel, daí o nome de motor diesel.

Apareceu em 1897, mas é a partir de 1930 que começa a ser lançado em veículos grandes, desde ônibus e caminhões até navios.

Rudolf Diesel
Rudolf Diesel

A principal vantagem dos motores a diesel é o fato de o combustível ser mais barato que a gasolina. Se ele não se tornou comum nos automóveis foi por causa das dificuldades que resultam e que encarecem o motor, sem uma apreciável vantagem; entretanto, no transporte pesado e para grandes distâncias, é indiscutivelmente superior aos motores a explosão, sendo muito mais econômico.

Os motores diesel se destacam por seu baixo consumo de combustível, aliado a um elevado torque, pouca necessidade de manutenção e alta longevidade.

Por isso são utilizados em inúmeras aplicações. As alterações nas leis e normas de emissão de gases de escape estão cada vez mais rigorosas. Essas alterações, somadas à busca constante de redução de emissão de poluentes e de consumo de combustível, impõem sempre novos desafios aos sistemas de injeção Diesel.

Construir um motor que utilizasse totalmente a energia do combustível. Essa era a idéia de Rudolf Diesel, desde os tempos de universidade, no final do século XIX, em Munique, Alemanha.

Depois de desenvolver vários projetos, Diesel conseguiu patentear sua ideia em 22 de fevereiro de 1893 e, após correções e ajustes, o motor foi oficialmente apresentado ao mercado em 1898 com 10 CV de potência e uma eficiência de 26,2% em comparação ao seu consumo específico, contra 16,6% alcançado na primeira versão.

Rapidamente o motor ficou conhecido e começou a ser fabricado em toda a Alemanha, sendo as primeiras aplicações feitas em fábricas geradoras de energia.

Uma das primeiras empresas a produzir motores Diesel estacionários foi a Benz & Cia, que anos mais tarde se dividiria em duas, formando a MWM (Motoren Werke Manheim AG, ou “fábrica de motores de Manheim”), que ficou com a produção de motores estacionários de grande porte, e a Daimler-Benz AG para a fabricação de pequeno porte e automóveis.

RUDOLF DIESEL (1858-1913) – Rudolf diesel é o nome do inventor do motor ciclo diesel. A partir de 1898, este motor mais econômico encontrou grande aceitação em matéria de motores marítimos e estacionários.

Mas Rudolf Diesel não conseguia resolver um inconveniente: o motor não atingia rotações elevadas. Sua câmara de combustão exigia que o combustível fosse injetado, na quantidade e momentos certos, através de ar comprimido; um processo complicado, lento e viável apenas para motores grandes e de baixa rotação.

 

Produtos

Curso avançado

Cursos populares

Avaliações dos cursos

Quem está online

Não há usuários online neste momento

Validação do certificado

Cursos Mecânica Online®
X