Componentes do motor diesel e sua similaridade

Não há dúvida da importância da bomba injetora, o injetor e o sistema de filtragem no motor diesel com suas características fundamentais. Porém, praticamente todas as peças do motor possuem diferenças importantes, que vamos apresentar na sequência.

Estrutura – Em virtude das pressões elevadas que estão em jogo, a estrutura dos motores diesel deve ser bastante resistente. Por essa razão, seu tamanho é maior e o formato (com nervuras e espessura maior) é escolhido de maneira que resista melhor aos esforços mecânicos.

Bielas – As bielas são também mais reforçadas, por causa dos esforços maiores que devem transmitir.

Os pistões podem ser equipados com quatro anéis, sendo três anéis de compressão montados nas canaletas abaixo da cabeça e um raspador de óleo, montado na canaleta da saia do pistão.

Outros pistões de motores mais potentes tem três anéis de compressão e dois raspadores na saia, ou quatro anéis de compressão e dois raspadores na saia (portanto, cinco ou seis anéis), isto para diminuir a vibração do pistão em funcionamento, devido a alta potência do motor que equipam.

Pistões – A característica fundamental dos pistões para motores diesel é o fato de estarem submetidos à alta pressão resultante da combustão.

A vedação dos anéis contra as paredes do cilindro deve ser maior do que nos motores a explosão, por causa da pressão ser mais elevada.

A cabeça dos pistões tem sempre um formato especial, com um ou dois rebaixos, cuja função é criar uma violenta agitação do ar, para melhorar a combustão.

Não apenas o pistão, mas também a câmara de combustão tem o formato especial para se conseguir um melhor turbilhonamento do ar e do combustível, quando este é injetado.

Filtros de óleo – No motor, o óleo reduz a fricção originada durante o movimento das partes móveis, reduzindo o desgaste e a perda de potência.

No sistema hidráulico, o fluido foi projetado para proteger o sistema e proporcionar uma perfeita transmissão de energia, lubrificação das partes internas, troca de calor e preenchimento da folga entre os componentes.

Para garantir o bom funcionamento do motor e do sistema hidráulico, os filtros eliminam do óleo circulante as impurezas em suspensão, como pó, partículas metálicas, fuligem do óleo e 99% dos contaminantes em suspensão no óleo hidráulico.

Benefícios

  • Filtragem eficaz
  • Material filtrante especialmente impregnado com resina fenólica à prova de desgaste
  • Juntas de vedação que garantem 100% de impermeabilidade
  • Longa vida útil
  • Válvula anti-retorno que evita o funcionamento do motor sem lubrificação
  • Válvula de segurança: lubrificação do motor mesmo no caso de entupimento do meio filtrante

Filtros de combustível Diesel

Os filtros Diesel são utilizados tanto para eliminação de impurezas quanto para separação da água existente no combustível Diesel.

Os filtros Diesel estão disponíveis em 3 versões: blindado, cartucho e com copo roscado, e podem ser constituídos com tampa plástica ou metálica e meio filtrante em lã natural ou papel.

Benefícios

  • Integração entre separação de água e filtragem do combustível
  • Material filtrante especial com alta capacidade de acumulação e separação de partículas
  • Separação confiável da água e do combustível para prevenir danos causados por corrosão
  • Mantêm a estabilidade mesmo com as altíssimas pressões de injeção

Filtros de ar

O ar de admissão sempre contém pequenas partículas de pó que, dependendo das condições do ambiente ou da estrada, podem chegar a elevadas concentrações.

Os filtros são resistentes às variações do ar aspirado, garantem a entrada apenas de ar puro na câmara de combustão, amortizam o ruído do ar de admissão, regulam o ar frio e quente aspirados e garantem 100% de estanqueidade em toda a sua vida útil.

Benefícios

  • Ótimo suprimento de ar para o motor e resistência a rupturas, graças ao papel de alta qualidade impregnado com resina fenólica
  • Resistência ao calor
  • Eficiência de filtragem superior a 99% garantida pela perfeita porosidade do papel
  • Alta durabilidade da borda de vedação flexível, 100% segura em todas as conexões
  • Maior estabilidade e resistência mecânica, asseguradas pela tela de proteção perfurada

Filtros de cabine

Os filtros de cabine protegem os ocupantes do veículo contra substâncias nocivas provenientes da combustão e do ar externo. Além disso, reduzem as incrustações e contaminações nos componentes e dutos de ar, como ventiladores, sistema de calefação, painel e pára-brisa.

Os filtros de cabine podem absorver até 100% de todo o pólen, partículas de pó e contaminantes, melhorando a qualidade do ar no interior do veículo.

Além das três camadas de fibras ligadas entre si, o filtro conta com uma camada intermediária com carga eletrostática, o que atrai e retém até as minúsculas partículas, garantindo que o ar dentro da cabine esteja limpo e sem impurezas. Normalmente conhecidos como standards.

Existem também modelo de filtros de carvão ativado que podem substituir facilmente os standards sem necessidade de adaptação no veículo.

Estes asseguram proteção adicional graças a uma camada extra de carvão ativado que absorve os gases nocivos e perigosos (ozônio, óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre e hidrocarbonetos), além do mau cheiro do ambiente externo.

 

Produtos

Curso avançado

Cursos populares

Avaliações dos cursos

Quem está online

Não há usuários online neste momento

Validação do certificado

Cursos Mecânica Online®
X